Na última quarta-feira, 28, a pesquisa de intenções de voto para presidente feita pelo Instituto Equilíbrio Brasil mostra que o atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) possui 49% das intenções de voto na Região Norte para o primeiro turno, contra 31% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As 94 cidades da Região Norte com eleitores acima de 16 anos, idade mínima para votar, também revelam que apesar de acirrada, há diferença entre os públicos: Jair Bolsonaro é maioria entre homens e mulheres com ensino fundamental (46%) e médio (51%), assim como entre pessoas entre 25 a 34 anos (67%) e 35 a 44 anos (54).
Já a maior parte dos que declaram voto em Lula possuem ensino fundamental (38%) e superior (31%). No recorte etário, a maior parte dos eleitores de Lula abrange os extremos: o público mais jovem, entre 16 e 24 anos (38%) e 60 anos ou mais (42%).
Além de Bolsonaro e Lula, o levantamento cita também as intenções de voto para outros candidatos:
Ciro Gomes (PDT)- 7%
Simone Tebet (MDB)– 5%
Soraya (União Brasil)- 3%.
Felipe D"Avila (Novo)– 2%
Brancos/Nulos e indecisos- 4%
Outros– 1%
A pesquisa feita entre os dias 20 a 22 de setembro por telefone com 920 eleitores e considera os principais candidatos a pontuar nos levantamentos eleitorais como Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D"Ãvila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil). A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais.
A soma das intenções de outros candidatos como Padre Kelmon (PTB), Constituinte Eymael (DC), Leo Pericles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lucia (PSTU) não somam 1% das menções de voto.
Segundo turno
Em caso de um segundo turno nas eleições para presidente, Jair Bolsonaro (PL) também lidera as pesquisas para a Região Norte, com 47% dos votos contra 43% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Neste cenário, os candidatos que alegaram voto branco, nulo ou indecisos somam 10%.