Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) indica que a prática regular de exercícios aeróbicos pode trazer benefícios para diabéticos, protegendo os rins contra disfunções do órgão provocadas pela doença. O trabalho foi publicado na revista científica Scientific Reports.
De acordo com os pesquisadores, o efeito ocorre devido à liberação do hormônio irisina, excretado pelo tecido muscular durante a realização de exercícios físicos, especialmente os aeróbicos, e que aumenta a presença da enzima AMPK, responsável pela proteção dos rins.
Os pesquisadores afirmam que a progressão da diabetes causa lesões nos canais sanguíneos que irrigam os rins, como vasos, artérias e veias. Quando esses canais estão muito enfraquecidos, pode ocorrer um quadro de insuficiência renal crônica. A investigação partiu de um trabalho prévio no qual os cientistas estudaram os efeitos da enzima AMPK na proteção contra fibrose renal, uma inflamação crônica das células.
Quando a diabetes não é tratada devidamente, os níveis de açúcar no sangue podem ficar elevados por muito tempo e causar sérios problemas ao paciente. Algumas das complicações geradas são surdez, neuropatia, doenças cardiovasculares, retinoplastia e até mesmo depressãoImage Source/ Getty Images