A Copa Verde de 2022 deve ter menos participantes que edições anteriores. De acordo com levantamento feito pelo Núcleo de Esportes de O Liberal, apenas 16 das 24 equipes classificadas aceitaram participar do torneio nesta temporada.
O levantamento feito pela reportagem coletou anúncios de desistências formais - por meio de notas à imprensa - ou confirmações feitas pelas assessorias de comunicação dos clubes. Vale ressaltar, no entanto, que essas ausências ainda não foram confirmadas pela CBF. Nos próximos dias, a entidade deve divulgar a lista das equipes que participarão do torneio, assim como o sorteio dos primeiros confrontos.
No Pará, apenas o Remo decidiu não participar da Copa Verde de 2022. De acordo com o Leão Azul, a ausência de elenco para disputar a competição pesou na decisão da diretoria. O clube havia dispensado vários jogadores após a eliminação precoce na Série C.
Veja a lista de equipes confirmadas:
- Acre: Rio Branco e Humaitá
- Amazonas: São Raimundo
- Distrito Federal: Brasiliense
- Espírito Santo: Real Noroeste
- Goiás: Vila Nova e Goiás
- Mato Grosso: Operário Várzea-Grandense, Luverdense e Cuiabá;
- Mato Grosso do Sul: Costa Rica
- Pará: Paysandu e Tuna Luso
- Rondônia: Real Ariquemes
- Roraima: Náutico
- Tocantins: Tocantinópolis
Torneio deve ser mais enxuto
Ao contrário de outras edições, a CBF informou que não haveria substituição de equipes desistentes em 2022. Por conta disso, com a ausência de, pelo menos, oito clubes, o formato da competição deve ser alterado nesta temporada.
Desde 2020, a CBF organiza uma "fase preliminar" antes das oitavas de final, em que as 16 equipes piores colocadas no ranking da CBF disputam um jogo mata-mata. No entanto, com a ausência de várias equipes, o torneio deste ano deve já começar nas oitavas de final.
A Copa Verde garante ao campeão uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2023. A final está agendada para o dia 15 de novembro.
OLIBERAL.COM