Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Varíola dos macacos

Saiba qual o risco de pegar a nova varíola em situações cotidianas


Reprodução internet

O vírus da varíola dos macacos (monkeypox) começa a ser transmitido cerca de cinco dias antes do paciente desenvolver lesões pelo corpo e pode ser transmissível até que a pele se recupere por completo, segundo especialistas.

A transmissão mais recorrente é pelo contato pele a pele nas relações sexuais, mas outras situações cotidianas podem trazer riscos.

Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos mostrou que o vírus pode permanecer em superfícies tocadas por pacientes até 30 dias depois do contato. Não ficou claro, no entanto, se o patógeno consegue infectar outras pessoas dessa maneira.

Em ambientes de aglomerações, com muitas pessoas, como festas, o risco varia entre baixo e médio, conforme o tipo de contato e o tempo de exposição pele a pele com a pessoa infectada, segundo cientistas.

Assim como nos ambientes de maior aglomeração, o contato pele a pele no transporte público pode levar à transmissão da varíola dos macacos. O uso de peças de roupa que cubram a maior parte do corpo é indicado nesses casos.

Além do contato pele a pele, a doença pode ser transmitida também a partir de gotículas respiratórias. É sempre bom tomar cuidado em restaurantes, evitando consumir alimentos nos talheres ou copos de outras pessoas. A prevenção é o melhor caminho.

Varíola dos macacos riscos

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!