Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Ministro do STJ nega prisão domiciliar a acusado de ocultar armas no caso Marielle

Josinaldo Lucas Freitas alegou que faz parte do grupo de risco do coronaírus. Ministro Ribeiro Dantas levou em consideração que não foi apresentado laudo [...]


Josinaldo Lucas Freitas alegou que faz parte do grupo de risco do coronaírus. Ministro Ribeiro Dantas levou em consideração que não foi apresentado laudo médico. O ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o pedido de prisão domiciliar de Josinaldo Lucas Freitas, denunciado por ocultar armas que seriam do policial Ronnie Lessa, um dos acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes.

A defesa de Freitas argumentou ao STJ que ele seria grupo de risco para o coronavírus, uma vez que é diabético e hipertenso. Freitas está preso preventivamente desde outubro de 2019.

Para o ministro do STJ, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) negou tirar Freitas da prisão diante da complexidade dos fatos investigados e por considerar que não há demora injustificada por parte da Justiça na condução do caso.

O TJ-RJ considerou ainda que a pandemia da Covid-19 não é motivo para, no momento, revogar a prisão preventiva, pois a Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro vem tomando medidas temporárias para prevenir o contágio no sistema penitenciário, de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias.

O ministro do STJ citou ainda que o TJ-RJ registrou que não há laudo médico comprovando a real situação de saúde de Josinaldo Freitas e a possibilidade de eventuais problemas serem tratados no próprio presídio. A apresentação dessa documentação já foi exigida pelo TJ-RJ e estaria sendo providenciada.

"Sem qualquer adiantamento do mérito da demanda, não vislumbro, ao menos neste instante, a presença de pressuposto autorizativo da concessão da tutela de urgência pretendida", escreveu o ministro Ribeiro Dantas.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!