Amaury Silveira

Jornalista

Quem não conhece essa figura que pode ser considerada um ícone dos noticiários policiais em Belém do Pará. Amaury Silveira! Ele, é paraense, nascido em Belém; aos 15 anos, conseguiu uma vaga no Jornal O Liberal. Isso só foi possível, devido um pedido de sua mãe, feito ao general Moura Carvalho, então dono do Jornal, naquela época. O menino precisava ajudar nas despesas da casa;

A princípio ele foi lotado nas oficinas e sua função era alimentar com chumbo, as caldeiras. Quando sobrava um tempinho, lia os textos que os repórteres mandavam para os datilógrafos.

É interessante em se pensar que ninguém cai de paraquedas fazendo sucesso. Aquele menino estava trabalhando no melhor jornal impresso da época e o principal: ele estudava. E além de tudo, sua mãe era professora. O crescimento era inevitável.

Anos mais tarde, o jornal foi comprado pelo empresário Rômulo Maiorana, e esse empreendedor recomendou para que o rapaz estudasse jornalismo no Ceará. Naquela época Amaury já integrava o noticiário policial da Rádio Liberal. "Rômulo Maiorama me conheceu assim, fazendo notícias. Eu fui forjado nas oficinas de um jornal".

Amaury Silveira começou fazendo inserções na programação da Rádio Liberal ainda adolescente. Era só entusiasmo. Ele não ganhava nada, já que ele trabalhava no jornal.

Porém, aos 20 anos, Amaury saiu da oficina e começou a escrever para o jornal; "notícias policiais". Depois que retornou do Ceará com a formação em jornalismo, passou a ser respeitado como profissional.

Assim como em toda profissão, existe os prós e contras; afirma Amaury: "A reportagem policial, todos os dias, tem emoções e fatos marcantes. Fora isso, sofri cinco atentados, sendo que em dois, quase perco a vida, até hoje, nenhum suspeito foi identificado.

Amaury Silveira trabalhou nas RÁDIOS, LIBERAL, GUAJARÁ, MARAJOARA, CLUBE. Todas AM. TVS- LIBERAL, GUAJARÁ, RBA, REDE TV BELÉM, E TVM. JORNAIS- O LIBERAL, ESTADO DO PARÁ, FLASH, DIÁRIO DO PARÁ.

FMS Guajará ANTENA UM (ATUAL 99) E atualmente na RADIO SORRISO FM DE ICOARACI. Vale frisar que Amaury está montando uma rádio web que irá ao ar em abril/2021.

Apesar do Salário de Jornalista/radialista não ser dos melhores, Amaury afirma que conseguiu conduzir sua família sem maiores problemas e que está sempre se atualizando em sua profissão; e como profissional realizou seus propósitos.

Abraçar as oportunidades e nunca desistir.

Erlon Andrade