Belém do passado

Poder público

Assalto na BR 316

Assalto na BR 316

"

Assalto frustrado congestiona rodovia BR-316

"Enquanto a ação ocorria, os dois sentidos da rodovia precisaram ser interditados, o que trouxe aborrecimento para os motoristas que necessitavam passar pela área".

Lembro-me da década de 80, quando a história era bem diferente da atual. Não se praticava assaltos de motos. Era de bicicleta mesmo. As brigas de gangue era o ponto alto naquela época. Havia sim, violência. Porém, era num grau menor.

A cidade de Belém era formosa, as pistas na Almirante Barroso eram largas, assim como a Av. Augusto Montenegro. A Magalhães Barata era sentido contrário do que vemos hoje; Começava a construção do viaduto que daria acesso ao Conjunto Cidade Nova.

O povo parecia mais alegre, pois, hoje impera o medo. Medo da criminalidade, medo do desemprego, medo de não sobreviver em meio a tantos fatos desagradáveis. Milícias, assaltos, facções impregnadas nos bairros cobrando taxas por "segurança" e uma infinidade de atrocidades cometidas em via pública.

Outrora, uma bela cidade, arborizada, conhecida como a cidade das mangueiras; hoje uma selva de pedras, patrimônios históricos abandonados, casarões com uma vasta história que poderiam estar em condições diferentes, mas por falta de interesse do Governo e por não existir valorização pelo poder público se encontram em estado de putrefação.

A violência tomou conta da Metrópole paraense e parece que todos já se acostumaram. Quando há um assassinato, onde alguém de renome é a vítima; as investigações de desenvolvem rápido, assim como o julgamento do réu. Ao contrário, quando quem morre é pobre, tudo fica mais difícil.

A cidade de Belém se tornou a cidade das injustiças. Injustiças Sociais, Injustiças jurídicas. Injustiças para com o trabalhador, Injustiças para com o povo.

Uma cidade que geme pela dor em olhar para o passado e constatar que foi destruída pela falta de zelo de políticos que foram eleitos para a preservarem.