Professora Tâmara

Destaque

Professora Tâmara-Destaque

Professora Tâmara-Destaque


"O profissional de educação física promove a saúde das pessoas por meio da prática de atividades físicas, mas suas funções vão além disso. Esse profissional também é responsável por coordenar, planejar e supervisionar programas esportivos e recreativos que visam ao desenvolvimento social dos indivíduos.

No âmbito escolar, a Educação Física busca despertar o interesse e envolver os alunos em exercícios e atividades corporais, desenvolvendo convivência harmoniosa e construtiva com outros cidadãos. Assim, eles se tornam capazes de identificar e respeitar o próprio desempenho e características físicas, além da individualidade dos colegas, sem segregar nem depreciar outras pessoas por peculiaridades e qualidades como aspectos sociais, físicos ou sexuais".

Dentro desse panorama com foco no professor de Educação Física, entrevistei a Professora Tâmara Guimarães Vieira que atua na área desde 2006, e trabalha na SEMED, em Ananindeua.

A mãe de Tâmara era pedagoga e isso serviu como espelho para a futura escolha de sua profissão, pois, ela afirma que: "-Minha mãe era coordenadora de uma escola em Belém e Eu via a paixão em que ela realizava o seu trabalho".

Porém, a atuação em campo, no caso, na área de educação física requer adequação. De acordo com as palavras de Tâmara, "-Acima da minha autoridade eu tenho que incentivar o estudante a questionar, pois o professor é questionado em vários momentos. Dessa forma, o docente se torna um catalizador, isto é, aquele que estimula e dinamiza o aluno a sempre ir em frente.

Com relação a profissão, Tâmara é categórica ao afirmar que é árdua, principalmente no que diz respeito ao feedback dos alunos, condições de trabalho, stress e agora na Pandemia, a tecnológica, a qual, todas as áreas de ensino precisam estar conectadas.

A realização profissional se dá quando se tem consciência do seu valor junto a sociedade. Assim, seja na área de Educação Física, Matemática, Português, Dança ou qualquer outra matéria, o professor (a) precisa ser visto com mais respeito.

Parabéns Professora Tâmara.