Ciência e Saúde

Mais de um terço de pacientes internados com Covid-19 apresentam lesões nos rins

Imagem de destaque da notícia

Estudo divulgado nos Estados Unidos mostra que 14,3% dos que chegam a ser internados com o novo coronavírus precisam passar por diálises. Dos que precisam de respirador, quase 90% desenvolvem algum problema renal. Hospital de Nova York recebe caminhão refrigerado em foto de 5 de maio

Mike Segar/Reuters

Pesquisadores dos Estados Unidos publicaram nesta quinta-feira (14) estudo que mostra que mais de um terço dos pacientes internados por Covid-19 em Nova York desenvolveram lesões renais. Além disso, 14,3% precisaram passar por diálises.

"Dos primeiros 5.449 pacientes que deram entrada, 36,6% desenvolveram lesões renais agudas", afirmou o co-autor do estado Kenar Jhaveri. Ele faz parte da equipe da Northwell Health que conduziu o estudo e o publicou no jornal especializado em medicina renal "Kidney International".

Essas lesões se caracterizam por falências renais, ou seja, os rins ficam sem conseguir filtrar as impurezas presentes no corpo humano.

Rins: entenda o funcionamento

O estudo da Northwell Health é o maior até o momento dedicado em estudar o efeito dos danos aos rins dos pacientes com o novo coronavírus. Para Jhaveri, a conclusão pode ajudar a preparar ações enquanto a pandemia de Covid-19 continua a se espalhar pelo mundo.

Gravidade da Covid-19

8 de maio - Duas pessoas com máscaras de proteção passam por um mural no bairro de Manhattan, em Nova York, EUA

Lucas Jackson/Reuters

Outra conclusão da pesquisa mostra que, entre os mais de 1 mil pacientes que precisaram ser colocados em um respirador, cerca de 90% desenvolveram falência renal aguda. Na comparação, 21,7% dos 925 que não precisaram de auxílio mecânico para respirar tiveram problemas nos rins.

De acordo com Jhaveri, a falência renal tem a ver com a gravidade das condições de saúde do paciente enquanto a doença evolui.

"Não é algo específico da Covid-19. Tem mais relação com o quão doente se está", disse.

Initial plugin text
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis