Em Viseu, Laurso promete arrastar multidões no Carnaval

Cerca de 25 mil brincantes são esperados para o carnaval diferente, resgatando histórias e curiosidades do século XIX, que está sendo promovido pela prefeitura de Viseu no interior do nordeste paraense, por meio da Secretaria de Cultura do município.

Em Viseu, Laurso promete arrastar multidões no Carnaval
Cerca de 25 mil brincantes são esperados para o carnaval diferente, resgatando histórias e curiosidades do século XIX, que está sendo promovido pela prefeitura de Viseu no interior do nordeste paraense, por meio da Secretaria de Cultura do município. A manifestação cultural resgata a chegada dos nordestinos na comunidade de Fernandes Belo, distante cerca de 40 km da sede da cidade. A folia carnavalesca reúne centenas de foliões de todas as idades, que percorrem as ruas num grande arrastão usando fantasias de animais silvestres à frente do cortejo denominado Laurso (urso do carnaval), em referência à lenda que diz que os animais saíam da floresta para pular Carnaval ao som dos tambores dos foliões. O evento que vai acontecer neste domingo, segunda e terça-feira (11, 12 e 13.02), mistura tradição e folclore. De acordo com o secretário de Cultura, Adenilton Monteiro, conta a lenda que os animais, cansados da silenciosa monotonia da floresta, e, incomodados com o barulho dos tambores que soavam ao longe, na direção do povoado, resolveram descer a Serra do Piriá em direção à festa se misturando aos foliões. "O Laurso representa simpatia, vitória e humor.CONTEÚDOS RELACIONADOS:Carnaval 2024: Belém recebe programação gratuitaCarnaval: cantora Joelma Klaudia anima Circuito MangueirosaÉ assim que os foliões, caracterizados de laurso (urso do carnaval) saem pelas ruas arrastando amantes e simpatizantes da festa de Momo em nosso município", explica.As fantasias são confeccionadas pelos próprios brincantes e os materiais utilizados são a sarrapilha e o croatá, mais conhecido como cacimba, plantas nativas da região. Quer ler mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsappCICLO FESTIVOO ciclo festivo é revivido todos os anos no mês de fevereiro, provocando arrastões durante os cinco finais de semana que antecedem a terça-feira de carnaval, quando ocorre a culminância do evento. "Percebemos a força da tradição e da continuidade desta tão rica manifestação que transita entre o real e o lendário, quando as crianças da comunidade vestidas de animais fazem também seus arrastões garantindo a continuidade da tradição. Chamados de laursinhos, o grupo sai pelas ruas acompanhados por moradores e visitantes. O Laurso ressurge cada vez mais forte e assim vai atravessando gerações há mais de um século de existência, criando entre seus simpatizantes um ato de sociabilidade, criatividade, alegria, lenda, história e humor", ressalta o secretário.

Uma das novidades da programação deste ano é a participação da aparelhagem Rubi Light e do Lendário Rubi.SERVIÇOOs arrastões do Bloco Laurso ocorrerão nos dias 11,12 e 13.02 (Domingo, Segunda e Terça-feira de Carnaval).Horário: Das 15h até o amanhecerLocal: Comunidade Fernandes Belo / Viseu / Pará