Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Curiosidades

Imagens mostram planetas se formando

O universo é gigante e nenhuma outra palavra é capaz de descrever isso melhor. Sua dimensão é tamanha que, até hoje, ele é um dos principais alvos de pesquisas e estudos. Até porque sua totalidade ainda não foi descoberta, e parece estar longe de ser.

Nosso sistema solaré formado pelo sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. Ele fica em um dos espaços da Via-Láctea, sendo formado pela estrela solar e por tantos outros corpos celestes ao seu redor. Destes, podemos citar a lua, asteroides, planetas e seus satélites junto de tudo aquilo que estiver presente no espaço sideral.

Nós conhecemos oito planetas e alguns planetas anões. Além de diversos exoplanetas que são descobertos com frequência por astrônomos e profissionais amadores no mundo todo. E graças àtecnologia, somos capazes de mandar sondas para muitos cantos do nosso sistema solar. E conhecer outros planetas é também uma forma de conhecer mais sobre o espaço.

O mais comum é que os astrônomos e pesquisadores estudem planetas já formados e que são achados por eles. Mas uma equipe internacional de astrônomos conseguiu capturar imagens super raras de sistemas planetários nascendo. Isso foi visto a centenas de anos-luz de distância.

Imagens

Mesmo que imagens de discos planetários já tivessem sido vistas e catalogadas antes, o processo nunca foi capturado com tantos detalhes como dessa vez.

"Nas fotos anteriores as regiões próximas à estrela, onde planetas rochosos se formam, são cobertas por apenas alguns pixels", disse o principal autor Jacques Kluska, de KU Leuven, na Bélgica.

Nas novas imagens é mostrado as áreas internas em torno das estrelas jovens. Basicamente, ali é onde os planetas começam a tomar forma e acumulam matéria de poeira e gás. Esses grãos de poeira vão se acumulando nas rochas maiores. E algumas delas acabam se transformando em planetas rochosos.

"Precisávamos visualizar esses detalhes para poder identificar padrões que poderiam trair a formação do planeta. E caracterizar as propriedades dos discos", disse Kluska.

Para conseguir capturar essas imagens os pesquisadores usaram uma técnica de imagem relativamente nova. Eles usaram a chamadainterferometria infravermelha, no Observatório Europeu do Sul (ESO).

Achados

Essa técnica produz uma imagem diretamente. E usando modelos matemáticos, parecidos com a forma como as primeiras imagens de um buraco negro foram criadas, a equipe conseguiu separar os discos de luz emitidos pela própria estrela. E o nível em que as imagens estão é bem surpreendente.

"Distinguir detalhes na escala das órbitas de planetas rochosos como a Terra ou Júpiter, como você pode ver nas imagens, uma fração da distância Terra-Sol, é equivalente a conseguir ver um humano na Lua. Ou distinguir um cabelo a 10 km de distância", explicou Jean-Philippe Berger, pesquisador principal da Université Grenoble-Alpes, na França.

O que os pesquisadores conseguiram ver nessas novas imagens foram pontos de luz mais brilhantes e mais escuros. Alguns que podem ser um sinal de que "pode ??haver instabilidades no disco que podem levar a vórtices onde o disco acumula grãos de poeira espacial que podem crescer e evoluir para um planeta", de acordo com Kluska.

Essa matéria Imagens mostram planetas se formando foi criada pelo site Fatos Desconhecidos.

Fatos Desconhecidos

Curiosidades Como Se Formam Formação Imagens Luz Matéria Planetas Poeira Se Juntando

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!