Após acesso, time decide não disputar estadual

Na madrugada deste domingo (03), o clube anunciou que desistiu do campeonato, mesmo com o acesso conquistado recentemente.

A torcida do São Raimundo comemorou o acesso, mas agora verá o time rebaixado novamente por decisão do presidente. | Antônio Assis/FAF

A torcida do São Raimundo comemorou o acesso, mas agora verá o time rebaixado novamente por decisão do presidente. | Antônio Assis/FAF

Não adiantou a mobilização da torcida, patrocinadores e apoiadores que desejam ver o futebol da Amazônia cada vez mais forte. Na madrugada deste domingo (03), uma breve nota publicada no Instagram, com o escudo do clube alviazul em preto e branco, fez um anúncio inesperado que irá mexer com o futuro do campeonato estadual e com a história de um dos times centenários do Norte e mais tradicionais na região.

Sim, o São Raimundo Esporte clube, o Tufão da Colina, bicolor de Manaus, anunciou que "Presidência do São Raimundo anuncia desistência do Campeonato Amazonense 2024. Com isso, o clube está automaticamente rebaixado para a segunda divisão". A decisão foi tomada pelo presidente do time, Josimar Alves, após confirmar a falta de recursos e parceiros para investir no Tufão.


O clube manauara retorna à Segunda Divisão estadual após subir este ano. O São Raimundo chegou até a final da competição, e perdeu nos pênaltis para o Unidos do Alvorada.

Como reação á publicação, vários internautas fizeram duras críticas à direção do clube. "Triste. Em um futuro próximo o São Raimundo deixará de existir. Infelizmente uma linda história de títulos. Que agora e passado (...)", destacou um. Outro internauta refletiu: "Confirmaram a participação pra depois cancelar. Isso aí é o retrato da gestão amadora que está no controle do clube mais icônico do Amazonas. Se houvesse o mínimo de hombridade entregariam pra quem realmente quisesse fazer a diferença, mas tão aí, seguindo o plano de acabar com o São Raimundo da maneira mais efetiva possível. O mundo gira, e espero que quem esteja por trás disso esteja vivo pra ver o que é levar o clube a sério!"


Um terceiro torcedor ainda sentenciou: "Com isso, o clube encerra sua história no futebol profissional. Pra quem viveu os bons momentos resta a saudade das boas lembranças, dos jogos na Colina domingo a tarde..."

CAMPEONATO AMAZONENSE

O Campeonato, também chamado de "Barezão" deve iniciar ainda em janeiro e contava, até a desistência do São Raimundo, com 10 equipes, divididas em dois grupos.

O Grupo A conta com o super favorito Amazonas, além do tradicional Nacional, o rebaixado para a Série D Manaus, Alvorada (campeão da 2ª Divisão) e Operário. Já no grupo B estão Manauara (atual vice-campeão) e os tradicionais Princesa do Solimões, Parintins e Rio Negro. Falta agora a definição se algum outro clube entrará na vaga do Tufão da Colina.