Com calendário definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Copa Verde 2024 terá dez dias disponíveis e 24 times brigando pela disputa do título.
Participam da competição 12 campeões estaduais, os melhores ranqueados pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF dos estados melhores colocados.
A fórmula de disputa será a mesma da última edição, com 16 times se enfrentando na primeira fase e os oito melhores colocados deste ano entrando na etapa seguinte.
Pará, Amazonas, Goiás e Distrito Federal irão ter três times na competição. Entre os paraenses, participam da competição Águia (campeão paraense), Clube do Remo (vice-campeão) e Paysandu (Melhor ranqueado no Ranking de Clubes)..
A ausência da competição será novamente o Atlético-GO, clube que anunciou a sua não participação na Copa Verde, o que causa a presença da Aparecidense. O estado de Goiás terá ainda o Vila Nova e o Goiás, atual campeão do torneio.
Cuiabá (Série A); Amazonas e Vila Nova (Série B) também estão na disputa e consequentemente tornam a competição mais equilibrada dos últimos tempos, que dará ao campeão do torneio, uma vaga na 3ª fase da Copa do Brasil.
VEJA QUEM IRÁ PARTICIPAR
CAMPEÕES ESTADUAIS
Águia (PA); Amazonas (AM); Costa Rica (MS); Cuiabá (MT); Goiás (GO); Porto Velho (RO); Real Brasília (DF); Real Noroeste (ES); Rio Branco (AC); São Raimundo (RR); Tocantinópolis (TO) e Trem (AP)
ESTADOS MAIS BEM COLOCADOS
Aparecidense (GO); Brasiliense (DF); Capital (TO); Humaitá (AC); Manauara (AM); Remo (PA), Rio Branco (ES) e União Rondonópolis (MT)
Fonte: DOL