Ci√™ncia, Sa√ļde e Lifestyle Mais sa√ļde

Quais os riscos do uso do celular no banheiro? Entenda!

Médicos explicam o que é o prolapso retal, como ele acontece, os principais sintomas e tratamentos

Por FA NOTÌCIAS

28/10/2023 às 00:33:51 - Atualizado h√°
Foto: reprodução/pixabay

√Č mais comum do que se pode imaginar. Se não √© voc√™ mesmo, certamente conhece algu√©m que tem o h√°bito de ficar muito tempo sentado no vaso sanit√°rio, respondendo mensagens no celular, jogando, respondendo emails ou apenas passeando pelas redes sociais

O que, provavelmente, muitos ainda não saibam √© o risco que isso oferece para a sa√ļde. Antes √© preciso entender o que √© o chamado prolapso retal. O problema acontece quando a parte interna do reto (parte final do intestino grosso) fica vis√≠vel do lado de fora do corpo. 

Segundo a cirurgiã coloproctologista Bruna Vailati, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ouvida pelo portal de not√≠cias R7, os prolapsos podem variar.

"Em algumas pessoas, esses prolapsos podem ficar sempre para fora, enquanto em outras podem aparecer apenas no momento de defecar, em que a pessoa consegue empurr√°-lo para dentro, ou não precisa fazer nenhuma manobra, com o volume voltando para o interior sozinho", diz.

O tamb√©m coloproctologista Pedro Popoutchi, da Benefic√™ncia Portuguesa de São Paulo, destacou que os quadros são mais comuns em beb√™s e em idosos.

As causas para o problema são vari√°veis: alterações anat√īmicas, neuropatias, fissuras anais e fatores externos, como esforço para evacuar e tosse.

Al√©m disso, Popoutchi alega que doenças como dist√ļrbios neurol√≥gicos, desnutrição e traumas sobre o assoalho p√©lvico podem provocar o prolapso.

Existe tempo m√°ximo para ficar no vaso sanit√°rio?

Bruna explica que passar muito tempo sentado no vaso, seja por qual motivo for, desencadeia um grande aumento na pressão sobre a região. Com isso, o tecido do reto passa a perder sustentação. Por esse motivo, o risco de acontecerem casos de prolapsos acaba aumentando.

"Não existe um tempo m√°ximo em que se possa ficar no vaso. O ideal √© ser objetivo. A pessoa deve ir, fazer a força necess√°ria para evacuar e, ap√≥s terminar, fazer a higiene e sair. Não se deve ficar tempo a mais no vaso".

Causas do prolapso retal

Entre os fatores que levam ao problema, estão:

- Alterações anat√īmicas;

- Fissuras anais;

- Fatores externos (esforço para evacuar e tosse). 

Em situações distintas, dist√ļrbios neurol√≥gicos, desnutrição e lesões no assoalho p√©lvico podem desencadear o prolapso.

Conheça os sintomas

- Dor ao evacuar;

- Sangramentos;

- Dificuldade para evacuar;

- Sensação de peso na pelve;

- Dor abdominal;  

O diagn√≥stico, de maneira geral, √© feito por meio de exames e hist√≥rico cl√≠nico do paciente. 

No caso dos tratamentos, antes √© necess√°rio identificar as caracter√≠sticas do problema e do paciente. Por exemplo, no caso de crianças, em sua grande parte a cura acontece espontaneamente. Em adultos, na maioria das vezes, se faz necess√°ria alguma intervenção. A depender do quadro, √© preciso passar por procedimentos cir√ļrgicos para reverter o problema.

Al√©m disso, √© importante que o paciente faça adequações à rotina e estilo de vida para evitar que o problema reapareça. Alimentar-se bem, praticar exerc√≠cios com frequ√™ncia, ir ao banheiro regularmente e beber bastante √°gua são primordiais para evitar novas situações.

Fonte: FA NOT√ĆCIAS
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

LIG News

© 2023 LIG News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

LIG News