Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Investigação

Tenente da PM se apresenta à polícia, em São Luís: suspeito de matar homem e ferir mais duas pessoas

Leandro Maluf Gomes se apresentou na sede do Comando Geral da PolĂ­cia Militar do Maranhão, na tarde dessa sexta (18).


Tenente da Polícia Militar (PM), Leandro Maluf Gomes ïżœ- Foto: Reprodução/TV Mirante

O tenente Leandro Maluf Gomes, suspeito de matar um homem em um bar e ainda ferir outras duas pessoas em uma padaria, em São LuĂ­s, se apresentou à polĂ­cia na tarde dessa sexta (18), segundo a PolĂ­cia Militar do Maranhão (PM-MA).

Após o caso, que aconteceu no Ășltimo sĂĄbado (12), a PM-MA abriu um processo administrativo de deserção contra o tenente, mas ele foi encerrado porque Leandro Maluf se apresentou na sede do Comando Geral da PolĂ­cia Militar do Maranhão, em São LuĂ­s.

De acordo com Ivaldo Rodrigues, subcomandante-geral da PM-MA, um outro processo administrativo foi aberto para apurar a conduta do policial, que jĂĄ foi afastado do serviço operacional.

"O processo que foi aberto na PolĂ­cia Militar Ă© exatamente uma sindicância para apurar o desvio de conduta do tenente. Ele vai ter todo o direito da ampla defesa, atĂ© porque nos não podemos abrir um inquĂ©rito policial militar jĂĄ que ele trata exatamente do crime militar. E se esse caso realmente for confirmado, não se trata de um crime militar. Deve ser apurado pela PolĂ­cia Civil", disse Ivaldo em entrevista à TV Mirante.

Em nota (veja a Ă­ntegra no final da matĂ©ria), a Secretaria de Segurança PĂșblica do Maranhão (SSP) disse que a arma de Leandro Maluf tambĂ©m foi apreendida no momento em que ele se apresentou na sede do comando.

"Em relação à arma utilizada pelo policial militar, a mesma foi apreendida no momento em que o tenente se apresentou na sede do Comando Geral da PolĂ­cia Militar do Maranhão, na tarde de sexta-feira (18)", diz a nota.

PM suspeito de matar homem em bar de São LuĂ­s se entrega à polĂ­cia

O tenente Leandro Maluf Gomes possui histórico de violĂȘncia. Contra ele, constam ocorrĂȘncias de ameaça e violĂȘncia domĂ©stica. Ele tambĂ©m jĂĄ foi preso por dirigir embriagado.

Entenda o caso

De acordo com informações da PolĂ­cia Civil do Maranhão (PC-MA), Leandro Maluf Gomes aterrorizou frequentadores de uma padaria ao apontar uma arma para os clientes, antes de se dirigir a um bar onde atirou em um homem. Os relatos de testemunhas indicam que, na ocasião, ele apresentava um comportamento alterado.

As vĂ­timas foram identificadas como JosĂ© Antônio Rodrigues Cordeiro, de 37 anos, que não resistiu aos ferimentos, após ser atingido na região das costas, e Josefina França Lima dos Santos, tambĂ©m de 37 anos, baleada na coxa e jĂĄ sem risco de vida. A terceira vĂ­tima não teve a identidade revelada.

A polĂ­cia conseguiu reconhecer o possĂ­vel autor do crime a partir de imagens das câmeras de segurança e da placa do carro utilizado pelo PM, uma caminhonete branca.

O inquĂ©rito do caso estĂĄ sob a responsabilidade da SuperintendĂȘncia de HomicĂ­dios e Proteção à Pessoa (SHPP), comandada pelo delegado George Marques.

Marques, em entrevista à TV Mirante, ressaltou a importância de entender os motivos por trĂĄs do ataque, dado o comportamento errĂĄtico do suspeito, que alegadamente se apresentava como policial armado fora do ambiente de trabalho.

"As pessoas estão se perguntando o que aconteceu; o que motivou este indivĂ­duo a abordar algumas pessoas se dizendo policial armado, aparentemente embriagado. Então, tudo isso são dĂșvidas que a PolĂ­cia Civil tem e que, para a gente, o objetivo Ă© esclarecer o mais rĂĄpido possĂ­vel".

Nota da SSP

"A PolĂ­cia Militar do Maranhão (PMMA) reitera que uma sindicância apura desvios de conduta cometidos pelo tenente Leandro Maluf Gomes. Após seu encerramento serão tomadas as devidas medidas que o processo requer. Em relação à arma utilizada pelo policial militar, a mesma foi apreendida no momento em que o tenente se apresentou na sede do Comando Geral da PolĂ­cia Militar do Maranhão, na tarde de sexta-feira (18). No que compete à PolĂ­cia Civil, esclarece que o caso segue sob investigação da Delegacia de HomicĂ­dios e Proteção à Pessoa (SHPP)".

Por TV Mirante

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!