Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Povos originários quilombolas

Representantes quilombolas protestam durante evento Diálogos da Amazônia

Representantes quilombolas não tiveram nenhum tipo de protagonismo na programação do encontro


Manifestantes protestam durante plenária (Carmem Helena/ O Liberal)

Representantes de Movimento Quilombola do Pará e de outros estados do Brasil fizeram protesto, na tarde deste sábado (5), durante a plenária "Como pensar a Amazônia para o futuro a partir da ciência, tecnologia, inovação e pesquisa acadêmica e transição energética", do encontro Diálogos da Amazônia. Entre as pautas de reivindicação é a falta de convite e representatividade do movimento no evento.

Carlene Printes, que faz parte da comunidade de Boa Vista, no município de Oriximiná. Inclusive, a primeira comunidade titulada no país, informou que representantes de comunidades quilombolas não foram convidados a participar e não tiveram nenhum tipo de protagonismo na programação do encontro.

"Nós não temos protagonismo no evento, não temos na mídia, nós nunca somos chamados. Nós somos a juventude da Amazônia e não temos espaço de fala. 
Então, nós viemos aqui provocar", destaca a representante do movimento.
A plenária foi composta por diversas autoridades, entre elas a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o reitor da Universidade Federal do Pará Emmanuel Tourinho, entre outras autoridades.

Diante do apoio do público, os representantes do movimento cantaram várias canções de protesto, que trata sobre a invisibilidade dos povos originários quilombolas. "Esse evento é para dialogar, ouvir a população. E nós não estamos sendo ouvidos. Nós somos na UFPA de cerca de quatro de quatro mil e viemos aqui trazer a voz desses estudantes", destaca Carlene Printes

OLiberal.com

diálogos da amazônia Belém

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!