Será mensagem alienígena?

Ponto de interrogação é visto por telescópio no universo

O telescópio estava registrando um par de estrelas bebês, em caótica atividade de formação.

Ponto de interrogação no espaço | Imagem: NASA, ESA, CSA
Ponto de interrogação no espaço | Imagem: NASA, ESA, CSA

Telescópio Espacial James Webb acaba de fazer uma descoberta curiosa: um enorme ponto de interrogação cósmico.

Até o momento, os cientistas não sabem do que se trata, mas com certeza não é uma mensagem alienígena. Seu formato e cor avermelhada indicam que, provavelmente, é apenas uma galáxia muito distante se fundindo ou interagindo, distorcendo uma à outra.

O ponto de interrogação nem era o alvo do telescópio. O telescópio estava registrando um par de estrelas bebês, em caótica atividade de formação. Conhecidas como Herbig-Haro 46/47, elas ficam na constelação de Vela, a 1.470 anos-luz da TeOnde todos veem lazer, eles veem uma renda a mais

Durante o registro das imagens de alta resolução, capturada pelo instrumento NirCam (Near Infrared Camera, ou "câmera de infravermelho próximo"), é possível observar que as estrelas aparecem dentro de um disco de material alaranjado, que as alimenta. Ao longo de milhares de anos, essas estrelas engoliram e depois cuspiram esta nuvem de gás e a poeira ao seu redor.

A câmera infravermelho do James Webb permite que ele investigue as profundezas do universo, que fica localizando galáxias tão distantes que remontam à expansão do universo após o Big Bang. Isso tem nos proporcionado descobertas impressionantes. Mais de 750 estudos científicos usando dados do telescópio foram publicados apenas em seu primeiro ano de operações, celebrado este mês.rra.

Fonte: DOL

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis