Inesquecível

Recorde o momento em que Rei Charles III visitou o Pará

Foto: Paulo Santos / Acervo H - Panamazônica)
Foto: Paulo Santos / Acervo H - Panamazônica)

O Rei Charles III já esteve no Pará enquanto era príncipe em março de 2009. Ele esteve reunido com a então governadora, Ana Júlia Carepa, e visitou Alter do Chão e Belterra, onde conheceu a Floresta Nacional do Tapajós. Charles vinha de Manaus, no Amazonas, onde também teve extensa agenda, ao lado da duquesa Camila Parker, sua segunda esposa e futura rainha consorte da Inglaterra, ela não o acompanhou na sua passagem pelo Pará.

A primeira vez na maior floresta tropical do mundo aconteceu em 1991 quando visitou a Serra do Carajás. Em 14 março de 2009, o então Príncipe de Gales realizou sua segunda passagem visitando localidades no estado do Pará.

Charles esteve em Alter do Chão, patrimônio cultural e um dos principais cartões postais do norte do Brasil. Caminhou rapidamente pela orla e desceu as escadas até a embarcação que o levou para a comunidade de Maguari, na Floresta Nacional do Tapajós.

Durante o percurso no Pará, Charles dialogou com políticos, pesquisadores e lideranças locais e por lá, conheceu também a iniciativa de atendimento médico do Projeto Barco Saúde & Alegria e fez uma breve caminhada pela floresta. O príncipe também ensaiou alguns passos de carimbó.

Foto: Tamara Saré/ Agência Pará

Na sua passagem em Belterra, onde conheceu a Floresta Nacional do Tapajós, o objetivo da visita na época era o investimento para a manutenção de projetos, com intuito de reforçar a continuidade do uso sustentável da natureza.

A então governadora na época, Ana Júlia, relatou que a visita do príncipe no Pará ocorreu depois de um convite feito por ela no ano de 2008, quando esteve com ele em Londres. Durante a visita, Ana Júlia citou o projeto de reflorestamento com 1 Bilhão de Árvores para a Amazônia, o que despertou o interesse do príncipe. Neste período ele mantinha a fundação Prince"s Rainforest Project, em português significa o "Projeto de Florestas Tropicais do Príncipe".

Foto: Paulo Santos / Acervo H – Panamazônica

Fonte: ROMA NEWS

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis