Retorno

Banda Naticongo está de volta aos palcos da capital paraense

Banda pretende apresentar ao público 15 canções entre elas o lançamento da canção "Forças pra lutar"

| Foto: Divulgação
| Foto: Divulgação

A banda Naticongo está de volta ao circuito cultural da capital após um período de sete anos longe dos palcos de Belém. Entre as novidades que o grupo pretende apresentar aos fãs, o lançamento do single "Forças pra lutar", que estará disponível à meia-noite desta quinta-feira (16), nas plataformas digitais. Até o final deste ano, a banda pretende lançar outras 15 músicas, entre regravações e inéditas.

Composta em 2012, a canção foi feita em parceria com o MC Gaspar Du Norte, que atua na cultura Hip Hop há mais de 15 anos. "A música trata da força que precisamos ter todos os dias, para vencer as batalhas diárias, que abrange as diversas áreas da vida, como o trabalho, o estudo, a família, além do lazer e, nisso tudo se inclui ainda a arte", explica o baterista da Naticongo, Henrique Lopes.

???? |Foto: Divulgação

Formada no ano de 2009, a banda Naticongo surgiu com o intuito de apresentar composições próprias. A banda é idealizada por Henrique Lopes e conta com diversos parceiros.

Em maio do ano passado, a banda teve a ideia de reunir músicos que passaram por vários momentos da banda, e registrar um "ao vivo 12 anos", mas o que era para ser simples ganhou outra dimensão, diz o artista.

"A ideia era fazer um registro de vídeo ao vivo, mas com o resultado, entramos em estúdio para regravar músicas antigas e surgiram outras novas nesse processo. Ficamos em estúdio nove meses e produzimos um total de 15 músicas, dessas, foram seis regravações e quatro antigas que nunca tinham sido gravadas e cinco inéditas. Todas já estão prontas e serão lançadas como single pelas plataformas digitais", adianta Henrique.

???? |Foto: Divulgação

PROCESSO

Henrique lembra que "Forças pra lutar" fluiu de forma bastante natural. "Depois de um ensaio da banda, o MC Gaspar disse que tinha uma letra que se encaixava numa levada, digamos "roots" e um "ragga". Na hora montamos uma harmonia e a música fluiu completamente de forma orgânica. Foi muito boa a conexão da banda com o MC Gaspar. Ele já era um parceiro da banda, frequentávamos alguns lugares juntos e tínhamos amigos em comum, de vez em quando ele aparecia nos shows e fazia uma participação", conta o baterista, ressaltando que depois do primeiro ensaio e do registro da música, começou o trabalho de produção, com os arranjos e todos os pormenores do processo.

???? |Foto: Divulgação

O baterista diz ainda que a banda nunca parou sua atividade musical. "Ela apenas saiu da noite da capital por que temos alguns músicos integrantes que trabalham em outras cidades, como o Lucas que mora em Ipixuna do Pará e eu que depois de uma temporada em Altamira, resido em Uruará".

Parcerias

O projeto contou com participações de diversos vocalistas e músicos que já passaram pela banda e hoje estão com seus projetos solos ou em outras bandas. É o caso de Flaviano Ramos, Drika Guedes, Bruno Sá e Lucas Diamantino, este último que além de ser letrista da banda, ainda assumiu o vocal em algumas gravações.

"Além de Gaspar Du Norte, tivemos participações ainda de Celso Moretti (MG), Zé Orlando da banda Pedra Rara (SP), Jhonny Jack Mesclado (AM), de Manaus e da banda Natu, de Boa Vista (RR), ainda a participação de Anen, um dos maiores nomes do reggae do Peru", destaca Henrique.

???? |Foto: Divulgação

O trabalho também contou com as participações, no baixo, de César Topete, André Mourão, Charles Santana, Eugênio Ió e Erik Lopes; Anderlene Figueiredo no trompete, Fabrício Machado na percussão e Dennis Castro na guitarra. A produção musical foi feita por Henrique Lopes- que fez a mixagem e assinou a produção executiva-, André Mourão na Produção Musical e Lucas Diamantino, composição e guitarras, teclados e captação de Luan Santos e Henrique Lopes.

Serviço: Banda autoral paraense lança nesta quinta-feira (16), single "Forças pra lutar"

Data: 16/03/2023 (quinta-feira);

Horário: meia-noite;

Local: plataformas digitais.

Fonte: DOL

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis