SEMANA DA MULHER

De família ribeirinha no Pará, foi bolsista do ProUni e hoje comanda o Pará Business: essa é Karina Cardoso!

"sempre fizeram o possível para me ajudar a ter uma formação superior"

Karina Cardoso - CEO do Pará Business
Karina Cardoso - CEO do Pará Business

Na semana da mulher, a gente tem o privilégio de iniciar uma série de reportagens sobre mulheres que fazem a diferença na sociedade. A nossa entrevistada da vez é empreendedora, administradora, CEO do Pará Business.

Karina Cardoso no Projeto Conexão Business: _nós levamos à conhecimento do público, eventos relevantes para informar e incentivar a sociedade, a participar e buscar conhecimento para colaborar com seu desenvolvimento pessoal e profissional

Karina Cardoso é natural de Abaetetuba , cidade que fica a cerca de 51 km da capital, Belém. A empresária foi bolsista do ProUni e se formou em Administração. Karina vem de uma família humilde, de origem ribeirinha, o pai trabalhou desde muito cedo, não concluiu os estudos, a mãe também, muito batalhadora, conseguiu com muito esforço se formar em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará.


Karina Cardoso conta que sempre recebeu conselhos dos pais sobre a importância dos estudos: "sempre fizeram o possível para me ajudar a ter uma formação superior".

Karina Cardoso no Projeto Conexão Mulheres Empreendedoras

Karina foi bolsista integral do PROUNI (Programa Universidade PARA Todos) e se formou na FIBRA, faculdade particular de Belém. Enquanto cursava Karina ingressou no mercado de trabalho.

Karina Cardoso no Destaques Pará Business: _ é a maior Premiação do Nordeste Paraense. E única de Nível Regional, sendo a última edição contemplada com 8 municípios. Fui a pioneira nessa região, ao implementar esse trabalho de integração de cidades em uma premiação.

Sabemos que ser mulher também é um desafio, diante disso, fizemos algumas perguntas para nossa querida entrevistada sobre alguns temas, que você confere logo abaixo:


1- Como você define o ser mulher? Ser mulher é...

Karina: Ser mulher pra mim, é ser extremamente valioso, visto que nós temos um dom valioso dado por Deus, que é gerar vidas. É também ser resistência, pois a história da sociedade sempre foi contada por homens, grandes feitos sempre vieram da figura masculina devido as mulheres serem bitoladas de participar dos contextos sociais, éramos as coadjuvantes. E hoje, estamos lutando para cada vez mais, dividir espaços e vivências, que são nossas por direito, visto que também somos seres pensantes, e temos toda a capacidade para aprender e transformar o mundo ao nosso redor de forma positiva. Tanto que provamos isso todos os dias na sociedade.


2- Sobre a mulher empreendedora, você acha que ela ainda encontra barreiras no Mercado?

Karina: Infelizmente ainda encontramos muitas barreiras, uma parte da sociedade ainda nos enxerga como pessoas que apenas querem uma renda extra, outros não nos vêem como verdadeiras Empreendedoras, e sim como vendedoras de produtos ou vendedora de algum serviço, e julgam muitas das vezes, como pouco importante e não nos dão credibilidade.

Outra barreira são as próprias mulheres, que ao invés de nos aplaudir por estarmos lutando por nossa independência e espaço na sociedade, tentam nos diminuir e ridicularizar, ou até mesmo acham que estamos empreendendo para "aparecer" para os outros. Obviamente nem todas as mulheres, mas ainda há aquelas que agem dessa forma.


3- Sobre empoderamento feminino, para você, o que é ser uma mulher empoderada?

Karina: Ser empoderada é saber quem é você, qual a sua essência e todos os valores e princípios carregados, e saber que sua visão de mundo impacta de forma positiva na sociedade. Quando você conhece o seu poder interior e sabe que ele é transformador, você entende que é completamente empoderada.

E as mulheres devem entender que empoderamento, não é sobre beleza e corpo bonito, e sim sobre a essência.

Agradecimiento especial:

Agradeço a Deus, meus familiares pela oportunidade de estudar e ter uma formação, e ao Denny Carnon que foi a pessoa que me deu a oportunidade de desenvolver esse trabalho no mundo do empreendedorismo.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis