INTEGRAÇÃO

Município de Barcarena deve fazer parte da Região Metropolitana de Belém

Barcarena deverá ser integrada à RMB a partir da aprovação de um projeto que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa)

Divulgação/CBMPA
Divulgação/CBMPA

De acordo com estudos em Geografia, uma região metropolitana consiste em uma área urbana onde cidades compartilham entre si diversas características e se interligam de várias formas, onde todas são influenciadas por uma "cidade-núcleo", que é considerada o centro de uma metrópole.

No Pará, a Região Metropolitana de Belém consiste em uma área que abrange sete municípios: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel do Pará e Castanhal. No entanto, essa composição poderá sofrer mudanças em breve.

Um projeto de lei que tramita em comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) foi aprovado na última segunda-feira (6). A ideia prevê a inclusão do município de Barcarena na Região Metropolitana de Belém.

Após passar pelas comissões, o projeto de lei será levado para apreciação no plenário da Alepa na próxima semana. A previsão é de que a matéria seja abordada na próxima terça-feira (14).

A mudança poderá trazer várias novidades na relação entre os dois municípios paraenses, como o desenvolvimento de planos de integração urbana em transporte, saneamento, habitação, entre outros. Além disso, pode trazer uma cooperação maior entre as gestões municipais, visando o crescimento mútuo de ambas as cidades.

Vale lembrar que, no passado, Barcarena era parte da área territorial de Belém, conquistando a emancipação no ano de 1943.

Hoje em dia, as duas cidades possuem uma forte relação com a indústria, visto que, em Barcarena, estão instalados grandes polos industriais, em especial de alumínio, além de possuir um porto estratégico para o escoamento da produção da capital paraense e dos demais municípios do estado.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis