Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

SEGURANÇA

Belém: bairro do Guamá tem queda histórica de crimes violentos

Implantado em setembro de 2019, Programa "Territórios pela Paz" fortaleceu policiamento na área e ajudou na redução de 63% da violência.


Marcelo Seabra/Agência Pará

Os investimentos do Governo do Pará em assistência social e segurança pública vem mudando a realidade dos mais de 100 mil moradores que habitam no bairro do Guamá, em Belém. A implantação do Programa "Territórios pela Paz" fortaleceu o policiamento na área e cooperou para a redução histórica nos indicadores de crimes violentos no bairro, que chegou a 63%.

O Programa "Territórios pela Paz" foi implantando em 23 de setembro de 2019 com o objetivo de promover ações integradas para coibir crimes e potencializar ações sociais, consolidando as políticas de Estado em áreas definidas pelo setor de planejamento, e com base nos dados levantados pela inteligência e análise criminal. As ações de segurança foram desenvolvidas em três fases: a primeira, de ocupação, a segunda, de estabilização e a última, de aproximação.

Essa última fase foi consolidada na última quinta-feira (12), com a entrega de mais uma Usina da Paz, localizada estrategicamente no centro do bairro. É o 9ª complexo entregue pelo governador Helder Barbalho. O espaço tem capacidade para receber cerca de 1.500 pessoas por dia e conta com dois prédios de atendimento, espaços esportivos e pedagógicos, todos adaptados para acesso de pessoas com deficiência (PcDs).

INICIATIVAS

Todas essas iniciativas contribuíram para os dados positivos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), mostram que os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, se comparado os 1.195 dias antes da chegada do programa, quando foram registrados 232 casos de CVLI, com o mesmo período após os estabelecimentos das ações, que computou 84 registros, preservando assim 148 vidas.

Os números compreendem o período anterior, de 14 de junho de 2016 a 22 de setembro de 2019, e o pós do dia 23 de setembro de 2019 até 31 de dezembro de 2022.

Ainda segundo o levantamento, o crime de roubo, nesse mesmo período de 1.195 dias, antes e depois, os números apontam queda de 44,19% no bairro, ao computar 8.807 antes e 4.915 ocorrências após a chegada do Ter Paz.

"Realizamos levantamentos de inteligência e planejamentos estratégicos para que, com as ações e o choque operacional, conseguíssemos reduzir esses números. Atualmente chegamos a mais de 60% de redução, acreditamos que estamos no caminho correto e que a redução está vindo. Com a inauguração da usina da Paz, seguiremos trabalhando de forma integrada aos outros órgãos do Estado e certamente iremos melhorar muito mais esses indicadores", afirmou o Secretária de Estado de Segurança Pública. Ualame Machado.

Dol

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!