Aniversário

Cidade de Ananindeua completa 79 anos nesta terça-feira (03)

Foto: Oswaldo Forte/Libcop
Foto: Oswaldo Forte/Libcop

O relato resumido de muitos moradores de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, sobre a cidade é "cada vez mais bela". O município completa nesta terça-feira (03) 79 anos de história.

Mas a cidade dos ananins não estará sozinha durante as comemorações, pois a festa será dividida com os mais de 500 mil habitantes que moram lá, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A festa é de todos, pois Ananindeua só se tornou o que é hoje depois da primeira colonização rural no ano de 1710, e, desde então, a região veio a se desenvolver e atrair novos olhares

Apenas na primeira metade do século XIX, se deu início ao processo da colonização urbana a partir do atual bairro do Maguari. Desde então, não parou mais, se tornando o segundo município mais populoso do Pará.


De lá até os dias de hoje, muita coisa mudou. Mudanças estas que foram acompanhadas por boa parte da população que sempre que possível, resgata da memória antigos restaurantes, lojas e espaços de lazer, sem contar das histórias que só podem ser contadas por quem viveu de perto o desenvolvimento da região ao longo do tempo.


Seu Rene Oliveira de Souza, 56, é maranhense, mas em 1985 veio para Ananindeua em busca de condições melhores para viver. "Na época tinha muito trabalho, tanto que os anúncios de oportunidade corriam pelo Brasil", contou. O agora feirante revelou que chegou de ônibus e, ao desembarcar, ficou encantando com a cidade que passaria ser "a morada para vida toda".


"Daqui eu não saio mais, pois amo onde vivo e tudo que ela [Ananindeua] proporcionou para mim até os dias de hoje. Mesmo com apenas 37 anos morando aqui, posso afirmar que acompanhei várias coisas e hoje somos grandiosos. Neste aniversário de Ananindeua o meu sentimento é de gratidão por tudo que ela tem proporcionado para todos nós", declarou Rene Oliveira.


Número de habitantes cresceu 31% em 21 anos


Ananindeua é hoje uma das cidades mais desenvolvidas do Pará e se tornou independente em 1943, por meio do Decreto-Lei nº 4.505, e sua instalação ocorreu em 3 de janeiro de 1944. De acordo com informações do IBGE, nos últimos 20 anos a localidade saltou de pouco mais de 410 mil habitantes em 2001, para 540 mil em 2022, ou seja, um crescimento de 31%.


Benedita Nunes é moradora no município desde os 22 anos, e hoje, aos 47, acompanhou o aumento de pessoas. "Vivíamos em um lugar conhecido por ser pacato, mas se você comparar com os dias atuais, tá tudo muito lindo por aqui. As ruas, grande parte, estão asfaltadas. Hoje possuímos vários espaços de lazer, escolas, estabelecimentos, shopping, entre outras coisas", lembrou.

Fonte: Dol

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis