Cultura, tradição e fé

Começam em Bragança as homenagens a São Benedito

A cidade terá uma semana de celebrações até a culminância da festividade, no dia 26 de dezembro, dia do santo. Festejos estão sendo retomados após dois anos de covid-19. Confira como será a programação!

 Coordenação da festividade estima que mais de 100 mil pessoas participem da programação | Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará
Coordenação da festividade estima que mais de 100 mil pessoas participem da programação | Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

A festividade de São Benedito, no município de Bragança, é uma manifestação cultural e religiosa que já ultrapassa dois séculos de tradição. Neste domingo (18), será a abertura da 224° edição, com a retomada da festividade em seu formato original e segue até o dia 26 de dezembro com as missas, novenas, ladainhas, procissão fluvial e terrestre. A programação cultural tem rituais de apresentação da marujada, além de muitos shows.

A programação traz o tema "Ó Glorioso São Benedito, que a teu exemplo, saibamos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos", em alusão a São Benedito que era exemplo de amor a caridade e também para refletir esses sentimentos que ficaram restritos pela pandemia. A paróquia do santo padroeiro da cidade foi reformada. Na noite de encerramento da festividade, a cantora Fafá de Belém está confirmada como atração. Cerca de 100 mil pessoas são esperadas nos nove dias de festividade, segundo a coordenação do evento.

O professor, historiador e coordenador da Festividade de São Benedito, Dário Benedito, conta que a expectativa é grande para a retomada da festividade. "Receberemos nossos fiéis com a igreja toda restaurada para dar o melhor conforto e recepção. A festividade tem uma dimensão muito grande tanto religiosa, como cultural e social, sempre resgatando a identidade cultural da cidade. Além da religiosidade, a Marujada é um atrativo à parte durante a festividade", conta.

INAUGURAÇÕES

Ele também destaca que os primeiros rituais da festividade acontecem no mês de abril. "Através das esmolações que é o conjunto de atos religiosos realizados por três comitivas de esmoladores, composta por 12 homens e o seu encarregado percorrendo as regiões dos campos, colônias e praias, circunvizinhas a Bragança, fazendo a migração e anunciando a festividade", explica.

O historiador conta que a cidade está em festa. "No dia 26 de dezembro vamos ter a inauguração da reforma do Museu da Marujada, que é de suma importância para a história e reconhecimento da cidade. Também tivemos a revitalização do Mirante de São Benedito, como o Bispo costuma dizer: Bragança vê a vida com os olhos de São Benedito", lembra. "Estamos em fase de conclusão do processo de inventário de referências culturais para solicitar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para que a Marujada seja considerada Patrimônio cultural e imaterial do Brasil. Em breve teremos a fase da consulta popular. A emenda parlamentar é de autoria do senador Jader Barbalho e a coleta de material e pesquisa foi feita pelos alunos e professores de história do Campus Universitário de Bragança da UFPA", adianta.

Fonte: DOL

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis