Evento

Belém recebe I Semana do Síndico com objetivo de qualificar mercado condominial no Pará

Imagem de destaque da notícia


Começa nesta terça-feira, 29, a I Semana do Síndico, em Belém. A ideia é qualificar o mercado condominial no Estado, que segundo Arthur Junior, empresário do setor e um dos organizadores do evento, ainda é muito tímido em comparação aos grandes centros brasileiros com grande potencial de capital e geração de empregos. Um exemplo básico é a receita de R$ 600 mil gerada anualmente por um condomínio de pequeno porte 50 apartamentos.

"Esse mercado precisa ter um gestor qualificado para administrar a receita e evitar que os condôminos sofram com a evasão e malversação dos recursos", ensina Arthur Junior.

No Pará, apesar do crescimento acentuado de números condomínios, a gestão profissional realizada por empresas ainda é muito pequena. Segundo Arthur Junior, o Estado tem apenas vinte síndicos profissionais atuando de forma direta e de acordo com a legalidade.

"Dai, a ideia de realizarmos a I Semana do Síndico para compartilharmos informações e dar o primeiro passo na formação profissional e qualificada de pessoas que pretendem atuar no mercado", explicou o empresário, que tem formação acadêmica em Marketing e pós-graduando em Direito Condominial.

Organização – A I Semana do Síndico é alusiva também à data que celebra o Dia Nacional do Sindico – 30 de Novembro, considerado um avanço para o segmento que tem o desejo de transforma o síndico em profissão reconhecida pela legislação brasileira.

Os projetos de lei visando essa legalização estão em tramitação na Câmara Federal e no Senado da República. Em Belém, estão em processo de criação da Associação dos Síndicos do Pará e a Câmara Setorial de Síndicos Profissionais, vinculada a Associação Comercia do Pará (ACP).

A I Semana do Síndico tem ainda a finalidade de abrir diálogo com mercado e consultorias e tornar a prática comum entre os profissionais da área e afins, sobretudo, as construtoras, incorporadoras e o mundo jurídico, considerando o contexto inicial dos debates e criações de modelos que podem abrir o leque da jurisprudência, gestão e administração. "Esse momento é muito importante porque nós estamos em processo de criação, de desbravamento e precisamos avançar com políticas e boas práticas inerentes ao setor de um mercado com potencial gigantesco de geração de receitas e oportunidades de trabalho, emprego e renda", disse Arthur Junior. Nas regiões centrais do País, um único condomínio tem receita anual superior a R$ 1 milhão.

Inscrições – Quem quiser participar pode se inscrever (por temática) pela internet de forma gratuita no site – www.semanadosindico.com.br

Os painéis apresentam a relevância da assessoria jurídica e seus desafios, compartilhamento de visão empreendedora e investimentos e administração condominial e seus desafios profissionais e direitos trabalhistas. Na bancada oficial estarão: a advogada Daniele Ribeiro; o desembargador Carlos Zaluth, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e o advogado Max Jardim.


SERVIÇOS

I SEMANA DO SÍNDICO DO PARÁ

PERÍODO – 29/11 A 01/12

AGÊNCIA SICRED – HUMAITÁ 1001

INFORMAÇÕES – 91 98414-0249 – ARTHUR JUNIOR -

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis