Discussões e reflexões

Capital paraense sedia 1º Fórum de Cinema da Amazônia

Reprodução internet
Reprodução internet

Para discutir e refletir questões cinematográficas, Belém sedia neste sábado (12) e nos dias 16 e 17 de novembro o 1° Fórum de Cinema da Amazônia, no Cinema Líbero Luxardo. A entrada é gratuita. Os painéis pautam as políticas públicas voltadas para o cinema, bem como as iniciativas independentes, o conteúdo, a exibição, distribuição e visibilidade da produção audiovisual da região.

A atividade integra a programação do Festival Pan-Amazônico de Cinema - Amazônia(Fi)DOC, que segue com mostras de filmes e outras ações até dia 20 de novembro. De acordo com Zienhe Castro, diretora geral do Festival, o Fórum é uma iniciativa para reforçar os laços entre as fazedoras e fazedores de cultura e do cinema, além de ser uma oportunidade de diálogos para ações futuras.

"Precisamos de políticas que incentivem cada vez mais o protagonismo das nossas narrativas e a demarcação das telas por nós, falando sobre Amazônia", declara.

A programação é composta por painéis com profissionais do audiovisual: diretores, produtores, roteiristas, produtores de festivais e mostras, estudiosos e gestores de instituições engajadas no incremento da cinematografia nacional e, especificamente, da região Norte.

O Festival Pan-Amazônico de Cinema - AmazôniaFIDOC é realizado pelo Ministério do Turismo, com patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Rouanet - Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Fundação Cultural do Pará - Cine Líbero Luxardo; deputado federal Airton Faleiro; e Projeto Paradiso. O evento tem apoio cultural do: Instituto Goethe, Casa de Estudos Germânicos (CEG), Se Rasgum Produções, Cine Solar, Circuito Jambu Multicultural e distribuidora Estrela do Norte; e apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT-PA) e do Curso de Cinema da Universidade Federal do Pará (UFPA). A produção é de ZFilmes Produções e Instituto Culta da Amazônia.

Serviço

1º Fórum de Cinema da Amazônia
Quando? De 12, 16 e 17 de novembro
Onde? No Cine Líbero Luxardo - Fundação Cultural do Pará (Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém - PA)
Quanto? Gratuito

Programação Completa:

12/11 | 10h - Cine Líbero Luxardo
Painel 1 - "Quais os caminhos desafios na construção de políticas públicas para a produção audiovisual na Amazônia Legal?"
Convidados: Senador Paulo Rocha, Ursula Vidal, Deputado Federal Airton Faleiro, Fernando Segtowick (Pará), Karla Martins (Acre) e Clemilson Farias (Amazonas)
Mediação: Flávia Guerra

16/11 | 15h - Cine Líbero Luxardo
Painel 2 - Os desafios da cadeia produtiva do Cinema na Amazônia Legal
Convidados: Jorane Castro, Roger Elarrat, Fernando Segtowick e Aurélio Michiles
Mediação: Lorenna Montenegro

16/11 | 16h30 - Cine Líbero Luxardo
Painel 3 - Qual a contribuição dos festivais na cadeia produtiva do cinema?
Convidados: Ursula Vidal, Raphael Ribeiro (CineAlter), Rafael Ferreira (Cine Diáspora), Chico Weyl (FICCA), Joyce Cursino (Telas em Movimento), Alessandro Campos (Festival Etnográfico), Zienhe Castro (Festival Amazônia FiDOC) e e Val Araújo (Curta Xingú)
Mediação: Flávia Guerra

17/11 | 15h - Cine Líbero Luxardo
Painel 4 - O protagonismo feminino no cinema
Convidadas: Vânia Lima, Alice Marcone, Mariana Queen e Ursula Vidal.
Mediação: Lorenna Montenegro

Mais informações: https://amazoniadoc.com.br/ | https://www.instagram.com/amazoniadoc/

Contato à imprensa:
Dominik Giusti (91) 98107-8710
[email protected]

Mayra Leal (91) 98852 6563
[email protected]

Anna Horta (11) 98732-0043
[email protected]


Fonte: Rede Pará

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis