Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Enem 2022

Confira nove filmes e séries que podem auxiliar no estudo de geografia para o Enem


Reprodução internet

Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a principal porta de entrada para as universidades, professores dão dicas de como estudar usando filmes, séries e documentários.

Os professores Cláudio Hansen é gerente pedagógico e professor de geografia e atualidades do Descomplica e Sebastian Alvarado Fuentes, professor de geografia do curso pré-vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), dão dicas de filmes e séries que podem ajudar no Enem. Confira:

No campo da geopolítica, duas séries ilustram bem os bastidores de grandes operações sobre diferentes perspectivas e são superinteressantes: House of Cards, que mostra a construção política governamental nos Estados Unidos; e Jack Ryan, que mostra a atuação da inteligência militar contra o que os americanos entendem como grandes ameaças externas ao país.

Já no tema Sustentabilidade, o documentário Brave Blue World, fala da reutilização a geração de energia, mostrando como inovações podem ajudar a construir um modelo sustentável de uso da água.

As questões urbanas brasileiras são fundamentais para a prova de geografia e para o embasamento das discussões de redação, explica o professor. "Nesse campo, sugiro a série Impuros, que retrata o narcotráfico nas favelas cariocas. Já no contexto do específico do narcotráfico e da América Latina, a série Narcos é uma grande referência, abordando o cartel e o esquema comandado por Pablo Escobar", diz

O professor também sugere alguns documentários que devem contribuir para o estudo do vestibulando na reta final.

The Crown, um seriado que fala sobre a família real britânica. "Tirando a questão da morte da Rainha Elizabeth II, porque isso não vai cair por uma questão de tempo, mas pode questionar como existem as questões familiares da família real. E, como a família real se portou nas questões geopolíticas", explica.

The Handmaid"s Tale, um seriado que aborda a questão da religião na política, do seu autoritarismo. "Fala do machismo, envolvendo toda uma determinada sociedade. Avalio como um seriado com conteúdo carregado", comenta o professor.

Stranger Things: "é um seriado que já tem alguns anos, mas no último acabou ficando ainda mais popular. É uma ficção científica, que envolve uma história bem fantasiosa, mas é interessante apontar os elementos voltados à Guerra Fria", explica. "Então, como que, naquele momento, nós tínhamos um conflito muito interessante entre os Estados Unidos e União Soviética, e como esse momento de tensão entre essas duas grandes potências, é explorado na trama", conclui Fuentes.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!