FeIra

XV FIPA abre HOJE (19) no Hangar

Após a pausa devido à pandemia, evento volta a ser realizado em Belém até o dia 22 de outubro

Divulgação
Divulgação

Após reunir um público de quase 30 mil visitantes em 2019, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) abrirá nesta quarta-feira, 19, no Hangar Centro de Convenções, uma nova edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA) que irá até o dia 22 de outubro. Com o tema "Aqui tem Indústria", a XV FIPA terá sua programação voltada para a divulgação de produtos feitos por empresas genuinamente paraenses e para o fortalecimento da economia no Estado.

Realizada há 30 anos, a FIPA reúne os mais diversos setores da indústria paraense, proporcionando o contato do público com as riquezas produzidas no estado. É composta por uma feira para exposições de produtos e serviços de empresas com atuação no Pará, além de uma ampla programação técnica voltada para a capacitação e debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento da indústria.

Realizada pela FIEPA, com correalização do SEBRAE no Pará, a XV FIPA conta com os patrocínios da Confederação Nacional da Indústria (CNI), SESI, SENAI, IEL e apoio do Governo do Pará; Hydro como patrocinadora Diamante; Extra Máquinas e XCMG do Brasil como patrocinadoras Prata; Norte Energia, como patrocinador Bronze. Os demais apoios são da Agropalma e da Equatorial Energia.

Destaques da programação

Internalização das compras locais - No dia 20, a REDES/FIEPA promoverá o Suprimentos Day, com ações direcionadas para aumentar as compras locais no Estado. Como parte dessa programação, ocorrerão o Supply Tank, rodada de negócios entre fornecedores e compradores industriais, e o Fórum de Suprimentos. Também promoverá o Workshop "Gestão estratégica do ESG e os impactos nas empresas", com Roberto Roche, especialista em gestão de ESG (Environmental, Social and Governance), e uma edição especial do seu Prêmio REDES de Desenvolvimento, que reconhece as indústrias que mais contribuem para a internalização das compras locais.

Saúde e segurança na indústria – A XV FIPA terá uma programação especial voltada para a saúde e segurança no trabalho. No dia 20, o SESI promoverá palestras sobre saúde mental e saúde auditiva, e fará um evento para homenagear e reconhecer as indústrias do Estado que investem em boas práticas de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Outra atração que o SESI levará para o evento será a robótica educacional, com demonstrações práticas das competições e da metodologia que chega a mais de 8.400 mil alunos do ensino fundamental e médio em todo o estado.

Inovação - Uma das atrações do SENAI na FIPA será o Grand Prix SENAI de Inovação, competição aberta voltada para o desenvolvimento e prototipagem de soluções para desafios da indústria e da sociedade. A atração vai acontecer no espaço SENAI Lab e contará com equipes de Paragominas, Barcarena, Santarém, Marabá e Canaã dos Carajás. O SENAI também promoverá um painel sobre a relação entre a Educação e o Futuro do Trabalho, palestra sobre inovação na indústria, além de um workshop sobre Moda e Sustentabilidade.

Estágio Legal – Durante a FIPA, o IEL lançará a campanha Estágio Legal, que busca informar e conscientizar as empresas sobre a importância da Lei de Estágio (Lei Nº 11.788/2008), que rege a atividade. As ações previstas na campanha visam garantir mais segurança nas contratações e no desenvolvimento do estágio, de acordo com as melhores práticas do mercado. Também realizará um evento de apresentação do Programa de Certificação de Empresas (Procem), direcionado para a melhoria da gestão empresarial.

Rodada Internacional de Negócios – Entre os destaques da FIPA está também a Fruit Amazon Business Meeting Brazil Edition, rodada internacional de negócios do setor da indústria da fruticultura, promovida pelo Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA), em parceria com o SEBRAE no Pará e ApexBrasil. As rodadas serão realizadas nos formatos presencial e on-line, nos dias 21 e 22.

Guia Industrial do Pará – No dia 21, às 19 horas, a FIEPA lançará, em seu estande, o Guia Industrial do Pará 2022, resultante da parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e Governo do Estado do Pará. O Guia reúne diversas informações sobre as indústrias ativas no Pará. Os dados foram coletados por meio de pesquisas junto a fontes oficiais como Receita Federal, Secretaria de Estado de Fazenda do Pará e sindicatos filiados à FIEPA. Também se pesquisou junto ao Ministério da Economia e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), além de uma pesquisa de campo junto às empresas que compõem o Guia, nas seis mesorregiões do Pará. O objetivo do Guia Industrial é mostrar a diversidade da indústria paraense, incentivando a geração de novos negócios.

Robótica – A robótica educacional e a corrida de inovação serão atrações da XV Feira da Indústria do Pará. Alunos das escolas SESI Belém, Ananindeua e Bragança farão exibições de robótica educacional em três categorias. A First Lego League (FLL) inicia os alunos na robótica e é destinada a crianças e jovens de 9 a 16 anos; a First Tech Challenge (FTC) desafia estudantes de 14 a 18 anos a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas; por fim, na F1 In Schools, os estudantes do SESI criam empresas para competir em uma pista de corrida. As apresentações serão ao vivo e poderão ser acompanhadas no estande do Sistema FIEPA durante toda a Feira.

Empreendedorismo feminino – Correalizador da FIPA 2022, o Sebrae no Pará levará para o evento um ambiente para debater temáticas relacionadas ao empreendedorismo feminino. A programação inclui um Talk Show, uma palestra, premiação a mulheres de negócios e orientações aos visitantes. No espaço "Sebrae Delas", mulheres que se destacam nos segmentos da construção civil, panificação, mineração e reparação veicular, assim como em outras áreas, contam suas experiências no Talk Show "Delas na Indústria", de 19 a 22/10. No dia 20, serão anunciadas as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), que Prêmio?visa estimular o empreendedorismo feminino, por meio de histórias inspiradoras de empreendimentos liderados por mulheres que se destacam em diferentes segmentos. Ainda no dia 22, às 20h, haverá a?palestra "O mercado feminino na indústria", com Sarah Albrecat, publicitária que atua como consultora na área de comunicação e relações internacionais.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis