Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Círio 2022

Veja o percurso da Ciclorromaria neste sábado (15)

Essa romaria envolve praticantes de diversas religiões, diz coordenador de grupo de bike


Reprodução internet

Dez mil ciclistas deverão participar, neste sábado (15), da Ciclorromaria do Círio 2022. O percurso terá 14 quilômetros de distância e sairá da praça Santuário, em frente à Basílica Santuário de Nazaré, a partir das 8 horas. Durante essa romaria, muitos ciclistas enfeitam suas bicicletas para participar do cortejo em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. A previsão de conclusão da procissão é de aproximadamente duas horas.

"A Ciclorromaria envolve diversos tipos de religião, não somente a católica. Nós temos amigos que são evangélicos que participam, prestigiando o evento", disse, na manhã desta sexta-feira (14), o empresário Arnaldo Vilar, de 58 anos.

Ele coordena a União dos Coordenadores de Bike do Pará (UCBPA), grupo criado em 20 de setembro de 2019 e que conta com 100 integrantes, entre coordenadores e membros convidados.

Passeio ciclístico é benéfico para a saúde, diz ciclista

O grupo conta com diversas lideranças de coordenadores em todo o Pará. "Nosso grupo é específico para liderança de grupo. Nós temos o objetivo de orientação, de gestão, de sustentabilidade, de aplicação das leis de trânsito, de educação de trânsito. Nós orientamos as lideranças de grupos. E temos, no nosso, grupo vários convidados, que são dos órgãos de segurança viário", contou Arnaldo.

Esses órgãos de segurança são do município, do estado e da União, que repassam orientações aos participantes da UCBPA. Arnaldo participou da Ciclorromaria pela primeira vez em 2019, quando esse evento ocorreu pela última vez, já que, no ano seguinte, começou a pandemia de covid-19.

Romaria conta com participação de adultos, jovens e crianças

"Aquele ano foi excelente em termos de público: participação de famílias, diversos tipos de ciclistas e de trabalhadores. Enfim, envolveu uma quantidade imensa de ciclistas", disse Arnaldo Vilar.

A expectativa de Arnaldo é que, neste sábado, a romaria conte com um público muito grande. "Este ano a expectativa é de dez mil ciclistas, com o percurso urbano em torno de 14 km", afirmou. Ele afirmou que a romaria se torna "grandiosa" por ser aberta ao público e ter a participação de adultos, jovens e crianças. Além de ser o momento de prestar homenagens à padroeira dos paraenses, Arnaldo disse que o passeio ciclístico é benéfico para a saúde e para a sociedade.

Bicicleta faz parte da mobilidade urbana

"A bicicleta não é mais aquele instrumento que a criança ganhava antigamente. Hoje ela faz parte da mobilidade urbana", disse. E, segundo Vilar, o poder público está ciente dessa realidade. Por isso ser importante que sejam construídas mais ciclovias e ciclofaixas.

"A gente pede esse apoio para que, realmente, todos estejam cientes dessa necessidade da mobilidade urbana", afirmou. Ao final da romaria, serão dados três prêmios - para os ciclistas das duas bicicletas mais criativas em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e, também, para o maior grupo de pedal durante a romaria.

A Ciclorromaria foi criada depois do pedido da Federação dos Ciclistas do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, em 2004.

Percurso da Ciclorromaria

OLIBERAL.COM

ciclo romaria Belém círio 2022

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!