Bispos paraenses participam de visita com o Papa Francisco no Vaticano

O encontro faz parte da Visita Ad Limina Apostolorum e os presbíteros relataram ao Papa as violações sistemáticas dos direitos humanos na Amazônia

Reprodução

Reprodução

O arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, e o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Antônio de Assis Ribeiro, participaram de uma visita ao Vaticano na segunda-feira (27). O encontro fez parte da Visita Ad Limina Apostolorum com o Papa Francisco. Esta é a primeira visita da Arquidiocese de Belém com o atual Santo Padre. A última ocorreu em abril de 2010, com o Papa Bento XVI. A visita vai até o próximo sábado (2). Os presbíteros relataram ao Papa as violações sistemáticas dos direitos humanos na Amazônia. As informações são do Vatican News.

A audiência contou com a participação dos bispos dos Regionais Norte 2, que abrange o estado do Pará, e Norte 3, que compreende o Tocantins. A visita é um momento de comunhão em que os bispos do mundo se reúnem com o Santo Padre, para tratar de assuntos acerca de seu pastoreio. Dom Bernardo Bahmann, bispo de Óbidos, região oeste do Pará, contou que o Papa os recebeu de braços abertos. "O Papa nos acolheu com o coração aberto, muito fraterno. E durante o encontro, que demorou três horas, nós sentimos realmente o carinho e a preocupação que ele tem para com a Amazônia", contou.

Ao longo da semana, os bispos têm diversas atividades, como missas e reuniões nos vários Dicastérios da Santa Sé.

Francisco, que já se chocou com Trump em temas ligados à imigração, debateu a situação na fronteira EUA-México com Valentina Alazraki, repórter veterana do Vaticano que é mexicana.Papa Francisco se reúne com bispos paraenses. (Vatican Media / Divulgação)

Regional Norte II

É representada pelas Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do Pará e Amapá, divididas em duas Províncias Eclesiásticas: Belém: Arquidiocese de Belém, Diocese de Abaetetuba, Diocese de Bragança do Pará, Diocese de Cametá, Diocese de Castanhal, Diocese de Macapá, Diocese de Marabá, Diocese de Ponta de Pedras e Prelazia do Marajó.

Em Santarém, o Regional engloba a Arquidiocese de Santarém, Diocese de Óbidos, Diocese do Xingu, Prelazia de Itaituba e Prelazia do Alto Xingu.

Arquidiocese de Belém

Atualmente, a Arquidiocese de Belém soma 234 sacerdotes que atuam nas 100 paróquias, divididas em oito regiões episcopais, com atendimento aos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará.