Pastor preso pela PF fez parte da secretaria do governo de Jatene

O pastor Arilton Moura foi preso em Belém, na última quarta-feira (22), pela operação Acesso Pago.

 Em 2018, Arilton Moura (direita) foi nomeado secretário de Estado pelo então governador do Pará, Simão Jatene (esquerda) | Antônio Silva-Ag.Pará / Divulgação MEC

Em 2018, Arilton Moura (direita) foi nomeado secretário de Estado pelo então governador do Pará, Simão Jatene (esquerda) | Antônio Silva-Ag.Pará / Divulgação MEC

Na manhã da última quarta-feira (22), a Polícia Federal deflagrou a operação Acesso Pago, que investiga repasses do ministério da educação. A PF cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e 5 de prisão em Goiás, São Paulo, Pará, além do Distrito Federal. Na operação foram presos o ex-ministro Milton Ribeiro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura Correia, este último em Belém.

Quem é Arilton Moura Correia?

Arilton já foi secretário de Estado durante a gestão de Simão Jatene (PSDB) no Pará. Em maio de 2018, ele foi nomeado para comandar a Secretaria Extraordinária de Estado para Integração de Ações Comunitárias do Pará, com publicação feita na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 4 de maio, na página 6. Sua exoneração foi publicada em novembro do mesmo ano.

Página 6 do DOE de 04/06/2018
Página 6 do DOE de 04/06/2018 | ( Reprodução )


Arilton Moura e Gilmar Santos são acusados de cobrar propina de prefeitos para facilitar acesso a verbas públicas.
Arilton Moura e Gilmar Santos são acusados de cobrar propina de prefeitos para facilitar acesso a verbas públicas. | ( Reprodução )

Em um dos seus perfis no Instagram, Gilmar Santos diz que prega o Evangelho há 40 anos, é pastor presidente do Ministério Cristo para todos, presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil e diretor do Instituto Teológico Cristo Para Todos, focada em formar líderes evangélicos.

Na noite anterior a sua prisão, Gilmar liderava um culto, onde pediu dinheiro aos fiéis para uma reforma no templo.