Bolsonaro: "podem viver sem oxigênio, jamais sem liberdade"

 Fala do presidente Jair Bolsonaro gerou desconforto, especialmente após a crise de oxigênio em Manaus (AM). | Carolina Antunes/Presidência

Fala do presidente Jair Bolsonaro gerou desconforto, especialmente após a crise de oxigênio em Manaus (AM). | Carolina Antunes/Presidência

Opresidente da República, Jair Bolsonaro (PL), tem desfrutado de uma extensa programação nos Estados Unidos. A começar pelo encontro de líderes internacionais na Cúpula das Américas e, agora, marcando presença em eventos religiosos, a exemplo de Orlando, nos Estados Unidos.

Depois de dizer que a economia do Brasil "vai muito bem" durante um encontro evangélico que aconteceu no último sábado (11), Jair Bolsonaro voltou a fazer discursos controversos, dessa vez sobre oxigênios.

Na ocasião, o chefe do Executivo disse: "Somos pessoas normais. Podemos até viver sem oxigênio, jamais sem liberdade. É com esse espírito que, ao longo de 28 anos, lutei dentro do parlamento e há três anos à frente do executivo federal", disse.


A fala do presidente, contudo, gerou desconforto em virtude, especialmente, da crise do oxigênio vivida na cidade de Manaus (AM), no ápice da pandemia da Covid-19. De acordo com a própria CPI da Covid, o atual governo seria responsável pela possível omissão e negligência na compra de vacinas; estímulo à imunidade de rebanho por meio de contaminação, além da própria crise na capital do Amazonas.