Ananindeua: Prazo para pagar IPTU com 20% de desconto termina no dia 10 de maio

Ananindeua: Prazo para pagar IPTU com 20% de desconto termina no dia 10 de maio
Contribuintes de Ananindeua que resolveram pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única terão 20% de desconto se o pagamento for efetuado até o dia 10 de maio. De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura Municipal, o boleto da cota única com o abatimento está sendo enviado por meio de correspondência, através dos correios, no endereço cadastrado na Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (SEGEF).

Também é possível retirar o boleto via online pelo site da instituição ou na própria sede da secretaria, assim como no balcão de atendimento da instituição, "Atende fácil" que fica em um shopping da cidade.

A Guia de Recolhimento do IPTU poderá ser pago nas agências bancárias credenciadas (Banpará, Basa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa) ou nos demais canais disponibilizados pelas instituições financeiras, como os aplicativos bancários.

Os contribuintes de Ananindeua também podem pagar o IPTU via PIX, por meio do código QR code , que pode ser emitido na unidade de atendimento da Segef, localizada na avenida Cláudio Sanders, número 1590, ao lado da Escola Sesi, das 08 às 14h, ou no Atende Fácil, localizada no 3º piso do Shopping Metrópole, localizado na Avenida Mário Covas e no site.

Parcelamento

Em Ananindeua, além do pagamento em cota única, é possível parcelar o valor do débito em até 8X (sem juros), a partir do dia 10 de maio. O parcelamento da guia deve ser feito no atendimento da Segef e o vencimento será no dia 10 de cada mês.

Quem está isento

Estão isentos de IPTU os moradores que não possuem renda;
os que recebem até um salário mínimo;
que sejam aposentados por invalidez;
ou que possuem alguma doença incapacitante que possa ser comprovada,
além de entidades, instituição patronal ou de trabalhadores sem fins lucrativos.

Serviço

Presencial e Online

Seja pelo pagamento por cota única ou de forma parcelada, a Guia de pagamento do IPTU poderá ser retirada:

1) Presencial (no próprio órgão) - O contribuinte deverá se deslocar até a sede da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (SEGEF), localizada na Av. Claudio Sanders, n° 1.590, no Maguari. O horário de atendimento é de 8h às 14h. O contribuinte deverá levar documento de identificação com foto (emitido por órgão público), se proprietário, ou documento de identificação com foto (emitido por órgão público),e procuração nas demais hipóteses. O uso de máscara é obrigatório.

2) Via Internet - O contribuinte deverá acessar o endereço eletrônico www.ananindeua.pa.gov.br/segef e, clicando no botão "EMITIR IPTU / ALVARÁ", entrará na página, onde poderá informar o número de inscrição do IPTU sem o último dígito.

Ex: 1234-9 ou 12349 (não informar o número 9 que é o último dígito)

3) Balcão Atende Fácil - O contribuinte também pode ir até a Estação Cidadania, localizada no Shopping Metrópole, na Avenida Mário Covas, das 10h às 17h.