Pará

Salinas desobriga uso de máscaras em ambientes abertos

Imagem de destaque da notícia
A Prefeitura Municipal de Salinópolis, no litoral paraense, informou, nesta sexta-feira (8), que retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos. A decisão segue o decreto do governo do Estado, publicado em 29 de março passado, que permite a liberação apenas para locais públicos.

Salinas, como é chamado carinhosamente o município de Salinópolis, reforçou que o uso de máscaras protetivas contra o novo coronavírus seguirá obrigatório em ambientes fechados. Além disso, a prefeitura garantiu que investe em campanhas de conscientização sobre a importância de se continuar a proteção contra a covid-19.

A programação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), com a participação de parceiros das iniciativas pública e privada. Participam do evento seis marcas diferentes que trabalham com chocolate de origem, 10 produtores de bombons artesanais, 10 produtores de arranjos de flores e oito empreendedores de joias de vários municípios do Estado.

O decreto estadual trouxe novas orientações para o uso de máscara no território paraense, permitindo que a utilização da peça fosse facultada em ambientes abertos. Ou seja, usa quem quer.

Quinze municípios flexibilizam o uso de máscara
Salinas é o 15º município no Pará a dispensar a máscara protetiva, desde que o governo estadual tornou menos rígidos os protocolos sanitários, com a publicação do decreto estadual, de nº 2.265/2022, em 29 de março passado.

Antes de Salinas, o município de Anapu, na sudoeste do Pará, comunicou o fim do uso obrigatório da máscara protetiva, na última quarta-feira (6). A prefeitura de Anapu estabeleceu a mudança, por meio de um decreto municipal.

Agora são 15 os municípios que flexibilizaram a utilização da peça, em locais abertos: Ananindeua; Benevides; Castanhal; Marabá; Marituba; Óbidos; Redenção; Santa Bárbara do Pará; Santarém; Tucuruí; Marabá; Santa Izabel do Pará; Barcarena; Anapu e Salinópolis.

Os município de Marabá, no sudeste do estado, e Santarém, no oeste paraense, deram um passo à frente dos demais, acabando de uma vez por todas o uso da máscara, como medida preventiva contra o coronavírus, em qualquer abiente, aberto ou fechado.

Tanto em Marabá quanto em Santarém, as liberações foram expressas em decretos municipais.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis