Garimpeiros atacam e incendeiam casas indígenas em Jacareacanga

Em meio a operação da Polícia Federal, garimpeiros atacaram aldeias Munduruku, e as informações são de que dez manifestantes ficaram feridos.

Casa incendiada nos protestos. (Foto: Reprodução)

Casa incendiada nos protestos. (Foto: Reprodução)

No início da tarde desta quarta-feira (26), por volta das 13 horas, garimpeiros atacaram aldeias Munduruku em Jacareacanga, sudoeste do Pará, em que incendiaram a casa da liderança Maria Leusa, e ameaçam agora atacar a Aldeia Santa Cruz, da Liderança Munduruku Ademir Kabá, que também é uma potente voz contra a atuação dos garimpos ilegais e barragens em terra indígena.

Aldeias foram atacadas. (Foto: Reprodução)

Até o momento, as informações são de que dez manifestantes ficaram feridos em um confronto que envolveu garimpeiros, alguns indígenas e agentes de forças de segurança. Os feridos foram levados para o Hospital Municipal.

A ação envolve agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e da Força Nacional.

Maria Leusa é coordenadora da Associação das Mulheres Munduruku. (Foto: Reprodução)
A operação já havia sido realizada também na manhã de terça-feira (25), que foi deflagrada pela Policia Federal e teve o objetivo de combater a prática clandestina de garimpos nas terras indígenas Munduruku e Sai Cinza, no município.