Pesquisador cria "Tacacá em pó" na Universidade Federal do Acre

Tacacá ganha versão em pó

Edição de Imagem: Romulo Santana | Pará 1

Edição de Imagem: Romulo Santana | Pará 1

Foto Reprodução: vejasp.abril
Com origem na região amazônica, o famoso tacacá, tradicionalmente feito com tucupí (caldo extraído da mandioca) preparado com goma de tapioca, camarão e jambú, servido na famosa cuia vai ganhar uma nova versão.

Daniel Alves Filho, pesquisador da Rede de Biodiversidade e Tecnologia da Amazônia - (Bionorte) através de muita pesquisa destaca que conseguiu transformar a iguaria amazônica em uma versão em pó! Isso mesmo, 'tacacá em pó'.

Foram sete anos de muita pesquisa no programa de pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia, na Universidade Federal do Acre. Em entrevista, o pesquisador afirma que o tacacá em pó pode ser preparado em um minuto! "O nosso produto contém 30% de proteínas, vitaminas, sais minerais; é rico em fibras e também ele possui um 'efeito viagra'. É produto muito bom para ser consumido em clima frio".

O coordenador da Rede Bionorte, Anselmo Rodriguez afirma que a maior dificuldade foi deixar o produto com sabor bem similar ao do tacacá. "A herança dessa cultura alimentar na população ribeirinha, remanescente, é como símbolo da cultura regional, por isso, a importância do caso (...)" disse Anselmo. Segundo o coordenador, a fórmula já está definida e o tacacá em pó poderá se tornar um produto acessível para comercialização, pois agora a Rede Bionorte está em busca de empresas parceiras.

Anselmo Rodriguez destacou que sua intenção é levar o sabor da Amazônia para outros países! "(...) eu também provei essa sopa em pó do tacacá e é muito gostosa, muito parecida. Inclusive, tem camarão, tem todos os ingredientes necessários".


/ com informações da Agência Brasil /