Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Semana Santa

Prefeitura quer assegurar o abastecimento do peixe na Semana Santa na Capital Paraense


Comercialização do pescado na Pedra do Peixe no Ver-o-Peso

A Semana Santa se aproxima e mais uma vez o abastecimento e o preço do peixe comercializado nos mercados municipais de Belém foram debate, nesta quarta-feira, 17, na Secretaria Municipal de Economia (Secon), com diversos órgãos da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado. A Prefeitura de Belém quer assegurar o abastecimento do pescado na capital paraense e anunciou a novidade de venda do peixe delivery, através dos comerciantes parceiros, que atuam na Feira do Pescado.

Segundo dados da Secon com o Departamento Intersindical de Pesquisa e Estudos Socioeconômicos (Dieese-pa), o valor de comercialização do peixe tem aumentado significantemente desde novembro do ano passado, com tendência de contínuas altas até a Semana Santa. "Por isso, é importante políticas que garantam o abastecimento interno do pescado, com o objetivo de amenizar a especulação de preços, principalmente nesse período tão importante para o consumidor belenense", destacou o supervisor técnico do Dieese no Pará, Roberto Sena.

Para a mobilização entre os agentes públicos, privados e os trabalhadores que atuam diretamente com a venda do peixe, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) tem articulado desde o dia 1º deste mês de fevereiro, com o Dieese e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), estratégias para fiscalizar e controlar a saída do peixe de dentro do município de Belém para outras localidades do estado.

"Para reunir esforços nessa ação, convidamos além do Dieese e da Sedap, o reforço de outros órgãos da Prefeitura de Belém, como as Secretaria Municipais de Saúde (Sesma/Devisa), Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb), Meio Ambiente (Semma), Defesa Civil, Guarda Municipal (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Cada entidade irá realizar ações de ordenamentos e fiscalizações na Pedra do Peixe do Complexo do Ver-o-Peso e nos principais logradouros de comercialização do pescado, nos quinze dias antecedentes à Semana Santa", explicou o Titular da Secon, Apolônio Brasileiro.

Feira do Pescado – Em razão principalmente da Pandemia da Covid-19, o técnico em gestão de pesca e aquicultura da Sedap, Átila Brandão, revelou que possivelmente haverá quatro pontos de comercialização do peixe. Dentre eles estão um ponto fixo no Centur, das 8h às 14h, na quarta e quinta-feira antecedente à Sexta-feira Santa, e ainda três drive-thru no Portal da Amazônia, na feira de exposição do Entroncamento e outro no estacionamento do Mangueirão, das 8h às 17h, a partir da sexta-feira, dia 26 de março. A outra novidade também será o sistema de entrega (delivery), por meio de vendedores parceiros na Feira do Pescado.

Com Informações da Agência Belém

Semana Santa Secretaria Municipal de Economia Dieese no Pará Roberto Sena Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!