Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Evento

Pará sediará Fórum Mundial de Bioeconomia


O Pará sedia, entre os dias 18 e 20 de outubro, o Fórum Mundial de Bioeconomia (FMB), que ocorrerá, pela primeira vez, fora da cidade de origem, Ruka, na Finlândia. Porta de entrada para a Amazônia, ecossistema único e fundamental para o meio ambiente do planeta, Belém reunirá palestrantes e especialistas de vários países para falar sobre desenvolvimento sustentável e potencialidades regionais com várias referências mundiais.

O governador Helder Barbalho destacou que o Governo do Pará assumiu o compromisso com o desenvolvimento sustentável desde o início da gestão, quando baseou os planejamentos nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e numa macroestratégia que prioriza desde as realidades locais até o compromisso com a vida de cada cidadão do nosso planeta.

"O exemplo disso é o Plano Amazônia Agora, que tem entre as metas chegar ao patamar de emissão líquida zero. Para isso, o PEAA tem quatro eixos de atuação, que passam, desde a repressão aos crimes ambientais, o apoio às cadeias produtivas, até a regularização fundiária e ambiental. Nesse contexto, o Fórum Mundial de Bioeconomia vem somar esforços na busca por uma economia calcada na biodiversidade, com oportunidade para todos, sobretudo os mais necessitados", afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.

O evento tem quatro eixos temáticos: "A Bioeconomia: Pessoas, Políticas do Planeta", "Líderes globais e o mundo financeiro", "Bioprodutos ao nosso redor" e "Olhando para o futuro". O FMB é um laboratório de ideias que promove a economia sustentável como tentativa de atenuar os efeitos das alterações climáticas no planeta. Para isso, promove debates para discutir inovações de conceitos e tecnologias para substituir indústrias, produtos e serviços não renováveis por atividades sustentáveis.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O'de Almeida, acredita que o Fórum vem somar forças aos objetivos do programa de governo do Estado: "Nós acreditamos ser um momento oportuno para a realização de um evento que traz no escopo do debate tudo aquilo que nós viemos trabalhando desde a construção do Plano Amazônia Agora, com incentivos à produção rural sustentável, aliados a melhoria de vida da população que vive no interior do Pará. Sempre ressaltamos que é possível produzir mantendo a floresta de pé", acrescenta.

Com 15% de toda a biodiversidade mundial, a Amazônia tem enorme potencial para desenvolver atividades que aliam recursos naturais com tecnologia e responder às novas demandas de conservação ambiental. Outras vantagens da região são a capacidade para a produção de biomassa a baixo custo e a grande quantidade de área cultivável.

"Com o evento aqui em Belém, além de agregarmos conhecimento dos maiores pesquisadores do mundo sobre Bioeconomia, nossa intenção é pensar um feito prático para esse rico debate, com a formulação de um documento com as proposições do Fórum, que servirá para nortear nossas ações e estratégias", conclui o titular da Semas.

Foto: divulgação

Portal Cultura

evento Bioeconomia belem

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!