Homem suspeito é espancado em Viseu/Pará

O perigo da justiça feita pelas próprias mais

Linchamento e prisão

Linchamento e prisão

"Genival Maciel Oliveira, conhecido como Dj Maykuinho, foi reconhecido e linchado por populares revoltados com o assassinato brutal da menina, ocorrido na última semana. Uma equipe da Polícia Militar foi acionada por moradores da região e retirou o homem do local. Muito machucado, ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia do município".

O Brasileiro tem um problema crônico de querer resolver situações de crimes com a prática de linchamento, que é outro crime, pois, se cai no erro de assassinar inocentes.

Por sua vez, o Pará é recorrente tanto em condenar inocentes a prisão, quanto a prática de linchamento de pessoas que ainda não foram totalmente condenadas pela justiça, ou não se tem provas contra elas.

O que as pessoas nem sempre tem consciência é que a justiça, de fato, é feita quando a pena é aplicada e faça o bandido pagar pelo ato criminoso que ele cometeu. Já a "justiça com as próprias mãos" é uma maneira de violência, que só gera mais problemas ao invés de resolve-los. Quando é praticado esse ato, estão na verdade buscando vingança e não justiça.

O Código Penal Brasileiro prevê uma modalidade criminosa, pouco conhecida, qual seja o exercício arbitrário das próprias razões:

Código Penal

Art. 345. Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite:

Pena – detenção, de quinze dias a um mês, ou multa, além da pena correspondente à violência.

Em outras palavras a justiça pelas próprias mãos é um ato arbitrário da própria razão, isto é, se perde o direito por ir de encontro a lei.

Ravyla de Sousa, de 10 anos, foi encontrada morta, no dia 25 de junho, em uma área rural de Viseu, chamada Porto Grande. A criança estava com sinais de abuso sexual e tortura; um crime brutal que precisa ser esclarecido e os verdadeiros assassinos presos e condenados.


Página